Como Consultar FGTS pelo CPF através do celular de maneira rápida?

por Alessandro Caffarello

Você sabe como consultar o saldo do FGTS pelo CPF de maneira simples e rápida? Se você é um trabalhador com carteira assinada, é muito provável que tenha uma conta aberta na Caixa Econômica Federal. Mensalmente, seu empregador deve depositar o valor correspondente a 8% do seu salário nessa conta, formando o seu saldo do FGTS. Esse saldo pode ser resgatado integralmente em caso de demissão sem justa causa, ou de forma parcelada no saque-aniversário.

Além das situações mencionadas acima, existem outras ocasiões em que você pode sacar o seu FGTS, como para pagar dívidas imobiliárias, no momento da aposentadoria, para a compra da casa própria, em caso de desastres naturais ou ao se deparar com doença grave. No entanto, um levantamento recente revelou que muitos trabalhadores de São Paulo desconhecem o valor do seu saldo do FGTS e não sabem que podem consultar essa informação junto à Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Como consultar o saldo do FGTS pelo CPF?

Consultar o saldo do FGTS pelo CPF é uma tarefa simples e rápida. Você pode fazer isso através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS.

Como Consultar FGTS pelo CPF pelo celular de maneira rápida - dgtmkt

Para utilizar o aplicativo, você precisa realizar o cadastro. Para isso, localize o aplicativo do FGTS na Apple Store ou no Google Play, clique na opção de instalar e assim que completar a instalação abra o aplicativo. Em seguida, selecione a opção “Cadastre-se” e complete todos os dados requeridos: Digite o seu CPF, o seu nome completo, data de nascimento e e-mail. Realize o seu cadastro utilizando uma senha numérica com 6 dígitos e em seguida clique no botão “Não sou um robô”.

Depois de se cadastrar, um e-mail de confirmação será enviado para o endereço eletrônico fornecido. Acesse o e-mail na sua caixa de entrada e clique no link recebido. Em seguida acesse o aplicativo e preencha o seu CPF e a senha previamente cadastrada. Ao fazer o seu login no aplicativo serão feitas algumas perguntas complementares acerca da sua trajetória profissional. Responda as perguntas e depois clique em “Concordar” após ler e aceitar as condições de uso do aplicativo.

Pronto, agora você já pode usar o app FGTS para consultar o saldo sempre que quiser, bastando inserir o CPF e a senha a cada novo acesso. O saldo do FGTS também pode ser consultado pelo site da Caixa. Além disso, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o serviço de envio de mensagens via SMS para o celular do trabalhador, informando os depósitos feitos pelo empregador e o saldo atualizado do Fundo de Garantia. Para utilizar esse serviço, é preciso fazer a adesão pelo terminal de autoatendimento da Caixa ou pelo aplicativo FGTS.

Publicidade

Confira abaixo o passo a passo completo para consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo:

  1. Pesquise e localize o aplicativo do FGTS no Google Play ou na Apple Store, em seguida clique em instalar e abra o aplicativo;
  2. Selecione a opção “Cadastre-se”;
  3. Complete todos os campos requeridos, incluindo CPF, o seu nome completo, data de nascimento e e-mail;
  4. Cadastre uma senha numérica com 6 dígitos;
  5. Em seguida clique no botão de verificação de segurança “Não sou um robô”;
  6. Abra o e-mail de confirmação e clique no link recebido;
  7. Acesse o aplicativo e preencha o seu CPF e a senha previamente cadastrada;
  8. Em seguida responda às perguntas complementares acerca da sua trajetória profissional;
  9. Par finalizar clique em “Concordar” após ler e aceitar os termos e condições de uso do aplicativo;
  10. Pronto, agora você já pode usar o app FGTS para consultar o saldo sempre que quiser, bastando inserir o CPF e a senha a cada novo acesso.

Assista ao vídeo divulgado pela Caixa Econômica Federal para obter mais informações sobre o cadastro para uso do aplicativo.

Como realizar o resgate do FGTS para quitar dívidas imobiliárias?

Se você possui uma dívida imobiliária e está em atraso com as prestações, pode ser possível usar o saldo do seu FGTS para ajudar a quitá-la. No entanto, existem algumas regras que precisam ser seguidas para que você possa ter acesso a essa opção.

Antes de tudo, é preciso ter contribuído para o FGTS por um período mínimo de três anos, consecutivos ou não. Além disso, você não pode ter outro imóvel na cidade ou região metropolitana onde reside ou trabalha, e também não pode ter outro financiamento em vigor pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Caso você atenda a esses requisitos, o próximo passo é procurar o banco responsável pelo financiamento do imóvel adquirido que está com débito em atraso. Você precisará assinar um documento de Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS para poder abater até 80% de cada prestação, limitado a 12 parcelas atrasadas.

É importante destacar que essa opção de saque só é válida para imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão, e existem algumas outras restrições. Suponha que você tenha utilizado o saldo de uma conta do FGTS para reduzir o montante devido e o número de parcelas. Nesse caso, é importante lembrar que não será possível utilizar o fundo para quitar prestações que ainda não foram pagas antes do término desse período. O prazo é contabilizado a partir da data da última amortização ou liquidação.

Portanto, se você está enfrentando dificuldades para pagar as prestações do seu financiamento imobiliário, o resgate do FGTS pode ser uma opção a considerar. Lembre-se de verificar se você atende a todos os requisitos e de procurar o banco responsável para obter mais informações sobre o processo.

Publicidade

Artigos Relacionados

© 2024 - dgtmkt. Digital Marketing - CNPJ: 38.405.224/0001-56. Todos os direitos reservados.